PRODUTO

SISTEMA ETAR

Sistema ETAR - Estação de tratamento de águas residuais

Reciclagem / Reúso de água

Consultec PA tem a solução para o tratamento de água residuais da sua Empresa. O sistema E-TAR® (Estação de Tratamento de Água Resíduais) apresenta operação automática e permite a reciclagem da água utilizada no processo e seu reúso, resultando em economia.

O processo simples, se aplica aos mais diversos tipos de efluentes, dispensando controle por operadores e mão de obra direta para operação do sistema. O equipamento compacto incorpora: tanque de reação, sistema de dosagem de produto químico, elemento filtrante e caixa de coleta de efluente tratado para recirculação. Todo o conjunto opera de forma contínua e automatizada.

O efluente a ser tratado é bombeado de um tanque pulmão até o reator E-TAR®, onde automaticamente, é dosado agente coagulante no primeiro reator e agente floculante no segundo reator. Depois da adição a mistura se dá hidro dinamicamente por misturadores de alta eficiência, de forma que a matéria suspensa (sólidos suspensos, gotas de óleo, pigmentos corantes, etc.) ou dissolvida (tenso ativos, solventes, hidrocarbonetos, etc.) se torne passível de separação pelos processos de coagulação, floculação e adsorção. Depois da floculação o efluente é encaminhado para um filtro tipo esteira, onde o lodo é retido e parcialmente desaguado pelo meio-filtrante PA-FILTER. O meio-filtrante mais o lodo retido são descartados.

O filtrado (efluente clarificado) é então encaminhado para o reservatório ou rede de distribuição de água industrial, pronto para ser reciclado. Para maior clarificação da água é possível combinar este processo com um sistema de filtro de areia e/ou carvão ativado. Consultec PA está em condições de coletar amostras de seu efluente e desenvolver testes de aplicação do equipamento em sua empresa ou estabelecimento. O processo ETAR foi projetado e se aplica especialmente para sistemas com vazões de até 1.000 litros/hora. Para vazões acima deste limite, CONSULTEC PA dispõe de alternativas de processo que permitem o tratamento e reciclagem de grandes vazões (a partir de 3 m3/hora) com baixo custo operacional pelo processo de Flotação por Ar Dissolvido Sistema FAD.

Aplicações