A Flotação é um processo físico utilizado para acelerar a separação das partículas sólidas e/ou líquidos menos densos, presentes numa fase líquida, devido à introdução de microbolhas de ar na fase líquida. As microbolhas de ar (diâmetro médio de 30 mícrons) geradas pelo sistema FAD, se agregam aos espaços superficiais das partículas sólidas, reduzindo o seu peso específico, elevando-as até a superfície. Os sólidos separados são removidos mecanicamente na forma de um lodo, o qual apresenta uma concentração de sólidos muito maior que os sistemas de sedimentação gravimétrica. A fase líquida clarificada apresenta reduzidos valores de sólidos em suspensão e turbidez.
O Flotador por Ar Dissolvido, conhecido como FAD, é um equipamento versátil utilizado para o tratamento de efluentes industriais e águas residuais e também para adensamento de lodo. Sua função principal é a remoção eficiente de partículas sólidas em suspensão, óleos e graxas e redução da carga orgânica em termos de DBO de até 80% dependendo das características do efluente.
O Sistema FAD pode ser utilizado apenas como um sistema físico de separação ou como um sistema físico/químico com adição de químicos que proporcionaram uma fase líquida clarificada com reduzidos valores de sólidos em suspensão e turbidez.
Particularidades do Flotador por Ar Dissolvido (FAD) no Tratamento de Efluentes
O sistema FAD origina além do tempo reduzido de tratamento, uma concentração de sólidos (Lodo) 5 a 10 vezes maior que equipamentos gravimétricos (decantadores,etc;) que são substituidos pela Consultec PA pelo sistema FAD com excelência tanto no tratamento primário quanto secundário após reatores biológicos